Foi lançado na última quarta-feira, 3, pelo Governo de Sergipe o edital de licitação para a construção da nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. Com um investimento de R$ 1,117 bilhão, a obra do complexo viário será formada pela ponte e três viadutos interligados no bairro Coroa do Meio, na capital, o que deve transformar para melhor a mobilidade urbana da Região Metropolitana.
“Uma alegria imensa participar da assinatura do edital de licitação da nova ponte Aracaju/Barra. Uma obra estratégica e muito aguardada pela população, que vai transformar a mobilidade urbana, garantindo maior fluidez. Além disso, A nova ligação com Aracaju irá impulsionar o desenvolvimento econômico, social e turístico do nosso município”, afirmou o prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins.
Além de fortalecer a integração entre os dois municípios, a construção da nova ponte busca reduzir o fluxo de tráfego sobre a ponte atual, impulsionar o desenvolvimento econômico da região, facilitar o acesso a serviços essenciais e atrair novos investimentos.
“A necessidade dessa segunda ponte já é mais do que comprovada. Ela desenvolverá todo o litoral norte, com o acesso mais rápido. É uma obra transformadora. Daqui a quatro, cinco meses, se Deus quiser, eu quero assinar essa ordem de serviço”, afirmou o governador Mitidieri.
Segundo o cronograma do governo, o edital será publicado nesta quinta-feira, 4, e a abertura de sessão será dia 1° de dezembro de 2025. Trata-se de uma obra de contratação integrada, que tem a elaboração de projetos executivos e complementares de engenharia e a execução propriamente dita.
A licitação será por meio do critério de técnica e preço, empregado quando a qualidade técnica é um fator de extrema importância para o resultado final da contratação. As empresas e/ou consórcios aprovados na qualificação técnica passam para a etapa seguinte, que é a de preço. A partir daí, o vencedor é anunciado.
Antes de colocar o projeto no papel, o Governo do Estado realizou audiências públicas com moradores de Aracaju e da Barra dos Coqueiros para apresentar os Estudos e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). A expectativa é que a execução impulsione o desenvolvimento econômico, social e turístico entre Aracaju, Barra dos Coqueiros e todo o litoral norte sergipano.


